en-Treino Pré-Viagem

21/02/2022

Se te estás a preparar para uma viagem de longa distância de Bicicleta, é normal que penses que deves de ter alguma preparação física antes de te fazeres à estrada.

A verdade é que não é necessário ser nenhum atleta de alto rendimento para se fazer uma viagem deste tipo. Apenas é necessária alguma motivação. 

Antes de iniciares o teu treino existem alguns aspetos que deves ter em conta:

Distância pretendida/Dia

Fazer 120 Km num dia ou 120 Km numa semana são duas coisas completamente diferentes, mas possíveis de realizar consoante o objetivo de cada um. É importante que definas qual a média de Km diários que pretendes percorrer e a duração da tua viagem. 

Aconselhamos a que sejas realista relativamente às tuas capacidades e que não abuses nos quilómetros diários em viagens muito longas porque tenderás a originar lesões que te poderão estragar a viagem...

Não Tenhas Pressa

Esta poderá ser a "dica" mais complicada de cumprir... Com a emoção e ansiedade em iniciar a viagem e percorrer vários km, muitas vezes queremos saltar passos importantes do treino ou simplesmente aumentá-los de forma repentina no que diz respeito à carga ou duração do mesmo. NÃO FAÇAS ISSO!

Poderás pensar que estás a adquirir resultados mais rapidamente mas estarás a aumentar a probabilidade de originar lesões que poderão levar ao cancelamento da viagem... 

Recomendamos que inicies o teu treino com bastante antecedência de forma a poderes adquirir os teus resultados a longo prazo,  de forma mais segura e saudável.

Principais Músculos a Trabalhar

  • Glúteos
  • Quadriceps
  • Gémeos

Principais Articulações a Reforçar

  • Joelhos
  • Tornozelos
  • Lombar

Simulação

Algo que deverás fazer antes da grande viagem são algumas simulações do que é um dia a pedalar. Poderás começar por fazer sem qualquer tipo de carga, mas aconselhamos a que, após algum tempo, comeces a acrescentar a carga correspondente ao que irás levar em viagem. Um passeio de bicicleta é completamente de uma viagem com 30 Kg extras de bagagem.

Alongamentos

Este é um aspeto importante, não só para o treino como para a viagem em si. Após um esforço físico intenso é importante que alongues os teus músculos! Não penses que é uma perda de tempo... antes pelo contrário. Irá prevenir lesões e dores musculares. Ocupa pelo menos 12 segundos do teu tempo a alongar cada músculo utilizado.