en-PR - O Caminho da Roliça

23/03/2022

No centro da Zona Oeste encontramos uma freguesia do concelho do Bombarral denomidada Roliça, local onde foram realizadas algumas batalhas entre as tropas portuguesas e inglesas contras as invasões francesas e onde é agora possível realizar um percurso pedestre com visita a alguns locais marcantes destes acontecimentos assim como de enorme beleza natural e cultural.

Com início na Columbeira, o percurso possuí duas opções. A primeira estende-se por 6,9 km e terá uma duração de cerca de 2 horas, enquanto que, para os mais resistentes, a segunda opção estende-se por 11,5 Km e terá uma duração aproximada de 3 horas.

Ao longo do percurso é possível visitar as duas posíções francesas, assim como o Monumento Funerário do Tenente Coronel Lake, com passagem por campos agrículas, linhas de água, paisagens magníficas e claro pela Serra do Picoto e pelo seu ponto mais elevado!

Para quem quiser percorrer este percurso, ficam algumas dicas!

  • No topo da Serra do Picoto existe um pequeno parque de merendas com mesas e bancos onde será possível fazer uma refeição. 
  • O percurso mantém a proximidade com pequenas localidades pelo que existe sempre apoio em caso de necessidade.
  • O caminho é percorrido maioritariamente em asfalto
  • Aconselhamos a que seja acompanhado por um guia, não só pela falta de alguma marcação ao longo do percurso mas também para usufruir da história, cultura e natureza em redor.

Poderá obter o mapa clicando abaixo.

Bom Percurso!